Calendário tributário de maio: confira os prazos para cumprir as obrigações do mês

Resultado positivo da indústria requer cautela diante da persistência de desafios, diz Firjan

Receita Federal esclarece como empresas devem proceder sobre a suspensão da desoneração da folha de pagamento

Mercado de trabalho fluminense tem o melhor primeiro trimestre desde o início da série do Novo Caged

FGTS Digital: orientações sobre casos de conversão de licença saúde em auxílio acidente de trabalho

Justiça reverte decisão e exige que empresas divulguem relatório de transparência salarial

Receita Federal prorroga a extinção da Declaração do Imposto sobre a Renda Retido na Fonte

Setor industrial inicia 2024 como o maior contratante do estado do Rio

Ação da CNI no STF questiona inconsistências na Lei de Igualdade Salarial

Domicílio Eletrônico Trabalhista: período para as empresas se cadastrarem está aberto

FGTS Digital: novo sistema já está em funcionamento

Domicílio Eletrônico Trabalhista: período para as empresas se cadastrarem já está aberto

Firjan: problema de qualidade da água do Rio Guandu tem origem na falta de investimento em saneamento básico, não na operação das indústrias

A Firjan reitera que os problemas enfrentados pela estação de tratamento de água na captação do Rio Guandu que afetam toda a população da Região Metropolitana do Rio têm origem na histórica falta de investimentos em saneamento básico no estado, não na operação das indústrias.

Um estudo da Fundação Coppetec, encomendado pela Federação em 2015, já chamava a atenção para a alarmante situação da qualidade das águas dos rios dos Poços e Ipiranga. O resultado foi entregue à Secretaria Estadual do Ambiente, no entanto, até hoje, nada foi feito para melhorar esse cenário.

Somente Queimados e Japeri lançam diariamente 13,5 toneladas de esgoto bruto sem tratamento nos rios Poços e Ipiranga, resultado da total falta de infraestrutura de coleta e tratamento de esgoto nesses municípios.

Esse problema ocorre há mais de duas décadas e chegou a um nível insustentável, resultado de um histórico de investimento insignificante em saneamento básico na região. Segundo dados do Sistema Nacional de Informações de Saneamento (SNIS) de 2017, Queimados, por exemplo, não tratou, naquele ano, nem um litro do esgoto gerado no seu território.

Como prova do grave quadro de inércia da política pública, dados consolidados do Ranking do Saneamento 2019, do Instituto Trata Brasil, apresentam 5 municípios fluminense entre os 20 piores no saneamento do país, e apenas 1 entre os 20 melhores.

É imprescindível que o Poder Público faça a sua parte e priorize os investimentos em saneamento básico. Só assim será possível melhorar a qualidade da água que abastece mais de 9 milhões de habitantes no Rio de Janeiro.

Fonte: Firjan

Assine nosso boletim e fique por dentro das notícias

[mc4wp_form id="1431"]

CONHEÇA OS BENEFÍCIOS EXCLUSIVOS PARA ASSOCIADOS

  • REPRESENTATIVIDADE

    Ações junto ao poder público nas esferas municipais, estadual e federal que buscam promover melhorias no ambiente de negócios, como uma redução de impostos e a simplificação de obrigações que impactam a competitividade da indústria.

  • COMPETITIVIDADE

    Ações que buscam fortalecer as empresas e gerar oportunidades de negócios, além de programas que oferecem condições especiais na compra de produtos e na contratação de serviços de empresas parceiras.

  • PRODUTIVIDADE

    Uma série de produtos e serviços que ajudam empresas de todos os portes a se tornarem ainda mais produtivas. Soluções integradas para produzir mais por menos.

  • QUALIDADE DE VIDA

    Produtos e serviços voltados para o desenvolvimento de ambientes laborais mais seguros e saudáveis, além de assessoria e consultorias para a implementação de soluções em segurança do trabalho, cursos e treinamentos.